Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construção de 1763, administrada pela Ordem Terceira do Carmo (Ordem dos Homens Brancos), a igreja é um dos palcos mais espetaculares da arte e da genialidade de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho, ao lado de outros artistas como Francisco Vieira Servas, Joaquim Gonçalves da Rocha e Thiago Moreira. Templo característico da terceira fase do barroco mineiro e do estilo Rococó, tombada pelo IPHAN, merecendo destaque o conjunto do Coro, a grade de Jacarandá torneado e a fachada.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, conhecida como Igreja do Carmo, é uma igreja católica localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em 1939, veio a Belo Horizonte, Frei Canísio Mulderman, Provincial dos Carmelitas atendendo ao convite do Arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, para decidir sobre a fundação de uma nova paróquia sob a orientação da Ordem Carmelita. Depois de visitar vários locais, Frei Canísio escolheu o bairro do Mendonça, que era habitado por gente simples, pobre e sofrida.

Em 16 de julho de 1940, Dom Antônio dos Santos Cabral expediu o decreto nº 37 criando a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Fale conosco (31) 9 8588-3090